terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Sun Tsu e a bagunça do Brasil

Hoje quero escrever um pouco sobre um dos meus filosofos favoritos:  Sun TSu, que escreveu " A arte da Guerra", mas que não gostava de guerrear. Via a guerra como um ultimo recurso. Aqui digo guerra num sentido mais amplo, como por exemplo trabalhar, melhorar de vida, ou mesmo ter um relacionamento amoroso bom. Afinal e preciso ter coragem para tomar e manter decisões necessária e muitas vezes dolorosas para se atingir objetivos.



A Filosofia so faz sentido para as pessoas que entendem que ela tem aplicação pratica no dia a dia. E um habito adquirido. A arte da Guerra pra mim e importante ate pra mandar meu filho mais novo tomar banho... ele tem muita liderança... se eu, que sou o general demonstrar fraqueza...

Cito as palavras de Sun Tsu: "Quando o general e moralmente fraco, quando sua disciplina e pouco rígida, suas instruções não são claras,  não existem regras firmes para orientação dos subordinados, o exercito esta em desordem."

Vamos trazer essas instruções para fora do ambiente militar. Elas são aplicáveis  no quotidiano. Você  não não precisa ser general, nem precisa ter soldados no meio. Vamos falar de liderança, hierarquia que são necessárias para haver ordem. Em casa , na cidade , no pais. Isso nos falta. Não defendo TIRANIA, porem liberdade demais vira e bagunça. Se eu  não deixasse bem claro que   a opinião deles conta, mas que o poder o poder de decisão é meu, minha casa seria um CAOS. Os meninos derrubariam a casa, tomariam de conta, subiriam no meu pescoço ( coisa que eu não pretendo permitir...)

E pela falta de limites que o nosso pais esta como esta: crime a vontade, desobediência as regras com certeza de IMPUNIDADE. E importante não confundir TIRANIA COM ORDEM e muito menos, em nome da DEMOCRACIA simplesmente deixar o cidadão de bem ser MASSACRADO. FALTA ORDEM. Ironia que o lema da bandeira brasileira e ORDEM E PROGRESSO. Concordo com o autor do lema :sem ordem não tem jeito de ter progresso em nenhum empreendimento, simples ou ousado, pequeno ou grande. Eu quero ordem. Muita gente não quer. MAS TEM UM MONTE DE GENTE QUE PENSA IGUALZINHO A MIM!! Nossa resposta vai vir nas URNAS!





Nenhum comentário:

Postar um comentário