sábado, 22 de fevereiro de 2014

É brasleiro? É obrigado a gostar de carnaval

Cada país tem uma "imagem" internacional. É como ele é visto fora, como as pessoas de outros países veem o país, tanto geograficamente e também seu povo. Geralmente uma imagem que tem uma parte de verdade, porém é bem superficial. Coloca-se toda a população em um molde. Se moldes não são exatos em uma casa, onde um irmão é diferente do outro, imagine um país!

O Brasil, como qualquer país, tem  inúmeras características pelas quais é conhecido no exterior. Vou citar duas: é o país do futebol e do carnaval. É verdade em parte. Milhões de brasileiros amam futebol e carnaval. Nada demais nisso. Porém estrangeiros incautos acham que ao conhecer um brasileiro ele tem que sair chutando uma bola ou sambando.



Estamos bem perto do carnaval. Vou falar dele. Milhões amam. Milhões detestam. Eu , por exemplo amo: tem um feriado bem longo e eu não vou trabalhar e posso ir para algum lugar sossegado. Barulho, gente pulando fantasiada, bebedeira, brigas com gente morta ou arrebentada, acidentes de carro? Não, muito obrigada. Não é porque estou mais velha. É um estilo de vida que milhões de pessoas tem aqui no Brasil. Me lembro de muito jovem, ir com familiares e amigos acampar perto de uma cachoeira no carnaval. Nenhuma crítica pra quem gosta. É outro estilo de vida. Só isso. Eu tentando sambar, se filmado e posto na Internet, seria um sucesso. Quem olhasse riria até doer a barriga!

O Brasil é um milagre. Está longe de ser perfeito. Mas vive com grandes diferenças, sem tornar isso um problema maior.... aqui, até agora, ainda bem, quem não gosta de carnaval aproveita do seu jeito. Se fôssemos um povo mais intolerante os que não gostam tentariam impedir os que gostam nem que fosse à bomba e os que gostam iriam tocar pandeiro e trio elétrico no ouvido dos que não gostam até que eles aprendessem a gostar. Talvez passassem até uma lei no Congresso Nacional tornando a matéria "CARNAVAL E SACUDIR O TRASEIRO" obrigatória nas escolas. Ainda bem que aqui não é assim! Quer gostar gosta, não quer não gosta. Ponto final. Isso é democracia.

A propósito: ainda bem que tenho TV a cabo. Assim estou livre do carnaval dentro de casa. Vou ver muitos filmes! Curiosidade: o mês em que mais se nascem crianças no Brasil é novembro. Nove meses depois do CARNAVAL. Meu filho mais velho nasceu em novembro....K,k,k,k,k,k,k,k,!

Nenhum comentário:

Postar um comentário