quarta-feira, 23 de outubro de 2013

SÓ UMA CAVEIRA BEM VESTIDA!


Quem não quer ser bonito , ou pelo menos ter boa aparência? A maioria das pessoas quer. Confesso sem nenhum constrangimento, que sou uma delas. Mas sem exagero, neurose ou preocupações inúteis. Minha vaidade é normal e até saudável. Ser vaidoso na dose certa é  bom para a auto estima das pessoas.  Como em tudo, o problema é o excesso.

Trago hoje uma frase do padre Antônio  Vieira. Ele era português e viveu no Brasil há cerca de 500 anos, especificamente na Bahia. O padre era filósofo, influente na sociedade e escritor. Seus sermões eram um acontecimento teatral, numa época sem televisão ou Internet.  São objeto de estudo  em faculdades de Letras, tem boas mensagens, porém a leitura é um tanto difícil, mais recomendada para especialistas... vamos apenas citar uma frase de um sermão e refletir a respeito. “ A beleza é só uma caveira bem vestida, que qualquer doença danifica e  que com certeza acaba com o tempo."




Tão sábias são essas palavras! Não estou dizendo que devemos nos desleixar e não nos preocupar com nosso visual. Nada disso. Entretanto a mensagem é clara: muitas pessoas vivem apenas preocupadas com a aparência e investindo só nela. Não tentam desenvolver em si mesmos nenhum conteúdo intelectual , moral ou espiritual: só se interessam por  espelhos.   Não veem e nem procuram  em outras pessoas nada além de beleza. Não possuem nenhum bem interior para partilhar, além de supostos atributos físicos para oferecer...são só caixas de presente vazias.

O resultado a longo prazo desse estilo de vida não me parece promissor: só decepção. Pois a juventude e a beleza acabam e a pessoa fica sem nada.  Não ter conteúdo é ser descartável. No final das contas, ninguém sensato se julgue  valoroso apenas pela aparência  que tem no momento. Não se iluda: somos  todos caveiras, cada uma com uma roupa diferente e que um dia  sem dúvida vão ser iguais!

Um comentário:

  1. Verdade! existe uma preocupação muito grande com o "ter" e o "parecer" sem muita preocupação com o conteúdo. Viver de uma aparência bela que, um dia com certeza desaparecerá.
    Parabéns pelo post.
    Lúcia

    ResponderExcluir