quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Filosofia chinesa 4: Vencer sem lutar!


Já escrevi sobre Sun Tzu (Chum Tissu), sábio chinês,  general brilhante que venceu todas as guerras das quais participou. Ele viveu há cerca de 2.500 anos. Se apreciar seus ensinamentos, é só procurar no arquivo do blog em filosofia chinesa. Além do mais, sempre vou escrever sobre seus ensinamentos  relevantes.  É importante lembrar que ele não era" briguento!, apesar de ter vencido todos os conflitos em que se meteu. Guerra (conflito) é o último recurso. Esse é um de seus muitos ensinamentos.


Hoje vou comentar um ensinamento seu contido no seu único livro conhecido “A arte da guerra” que contem sabedoria atemporal e aplicável no dia a dia. “Obter uma centena de vitórias em uma centena de batalhas não é o máximo da habilidade. Dominar  o inimigo sem o combater, isso sim é o máximo.”


Não adianta ser ingênuo ou hipócrita e dizer que todos são irmãos, que não há inimigos. Infelizmente o mundo não é assim. Há pessoas que querem nos prejudicar, portanto são inimigas! Não estou dizendo que devemos puxar briga com elas. Se são pessoas que não temos como evitar, o mais sensato é conviver  cordialmente, mantendo os olhos bem abertos!



Veja como Sun Tzu era brilhante! Seu recado é o seguinte: seu inimigo deve saber que você, mesmo sendo uma pessoa amigável, não é mole, sabe se defender e revidar e que é uma péssima idéia caçar confusão com você. Vou me revelar um pouco para ilustrar o ensinamento. Gosto de conversar, sou gentil, mas quem me conhece  não é doido de tentar abusar de mim. Eu vivo a filosofia de Sun Tzu, não apenas escrevo sobre ela!  Vencer sem ter que lutar . Brilhante!

Um comentário:

  1. Sabe qual é o meu livro de mesa de trabalho? A Arte da Guerra.
    Sim, porque se eu não me conhecer, e nem ao inimigo, perderei todos as as batalhas.
    Nem sempre os terrenos são férteis. rsrsrs
    Um abraço.

    ResponderExcluir