sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A MULHER BARBADA FARAÓ !

Quem foi a maior rainha do Egito? Cleópatra? Errou. Cleópatra foi a mais famosa, mas era rainha e não faraó,  posição que só poderia ser ocupada por um homem. A rainha era a esposa principal do faraó, que  tinha um harém! Era um cargo de prestígio e não de poder. Outro dia, conto uns segredinhos de Cleópatra. Tem muita coisa!

Entretanto, cerca de 15 séculos antes de Cristo, houve uma rainha chamada Hatshepsut ( Rachepsuti), que sendo esposa principal de seu meio irmão, o rei Tutmés II, coisa normal para eles, com a morte repentina do marido, assumiu o poder até que o herdeiro, filho de seu esposo, com uma outra , que era apenas uma mulher do harém, ( entretanto mãe do príncipe...) fosse adulto para ser rei.



Ser rainha era uma coisa, ser FARAÓ  era outra. Claro que um homem iria governar e ela que ficasse quieta. Mulher faraó? Nem pensar! Mas a rainha era esperta e não iria abrir mão da sorte que caiu do céu.  Então ela arrumou uma solução genial e maluca: se vestiu de homem usando até barba e se proclamou  filha de Rá ( o deus deles ); assim ela se tornava o próprio deus na terra e podia tudo, até mudar o próprio sexo. Baixou um decreto dizendo que tinha virado homem! Ai de quem ousasse dizer o contrario... também fez uns agrados para os sacerdotes para que eles dessem apoio...política é política desde antigamente. Ela não queria ser homem, porém foi o jeito que encontrou para governar.  Enquanto isso, seu enteado recebia educação e treinamento militar, para na hora certa ser rei.

Seu reinado foi uma época de relativa paz , progresso e muitas construções. Sendo mulher, ela via seu país como sua casa e queria desenvolvê-lo, ao invés de caçar guerra. Ela tinha um oficial do exército e conselheiro chamado Semut, muito influente no seu governo e que andava com ela para cima e para baixo...sem despertar suspeitas. Na realidade além de funcionário, Semut era o amor da vida dela em segredo! Se vestir de homem tudo bem, entretanto ela era uma mulher e não queria ficar sozinha, ela queria cobertor de orelha. Normal: ela não era Deus coisa nenhuma ,mas era filha dele! Tinha suas necessidades...

Hatshepsut, reinou barbada 22 anos e morreu mais ou menos aos 40 , idade normal na época, por problemas na gengiva ou um dente infeccionado. Não se sabia que ela tinha existido até o século XIX. Apagaram sua imagem da História por muito tempo, talvez porque a ideia de uma mulher faraó fosse ameaçadora. Hoje em dia até sua múmia foi encontrada , estátuas e tudo mais. Seu enteado Tutmés III se tornou um rei bem militar e de sucesso. Imagino o tanto que foi excitante para ela ter um namorado embaixo do nariz de todo mundo, ironicamente vestida de homem e usando uma barba! Acho que, quando estavam sozinhos , ela mudava o visual ! K,k,k,k,k,k!

Nenhum comentário:

Postar um comentário