segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Tipos de homens segundo a filosofia chinesa -2


Há três tipos de homens: o esperto, ele erra e aprende com seus erros; cai aqui, levanta ali; sofre as conseqüências de seus atos e segue em frente; livre de fazer a mesma bobagem outra vez. Esse homem evolui, se aprimora. Há o sábio: esse não precisa sofrer; ele vê o sofrimento dos outros e aprende a lição só observando. Pensa “ Comigo não! Deus me livre”. Esse homem tem uma vida mais tranquila.
O último que nós vamos citar é o idiota. Ele vive fazendo besteira ,machucando a si mesmo e aos que estão ao seu redor; fazendo besteira e jurando que não faz mais e logo repete os mesmos erros. Sabe quando é que ele aprende? Nunquinha! Quem estiver perto dele também sempre acaba se dando mal. Quem não conhece gente assim? Todo mundo, pelo menos um, é na própria família. Eu é claro não sou exceção, mas não vou revelar os podres dos meus familiares! Perguntei a mim mesma “Que tipo eu sou?” Eu já quebrei muito a cara e aprendi muito com isso. Repetir erro? Nem pensar e muitas vezes aprendi só de ver alguém se dando mal. Então eu posso dizer que sou esperta no geral com momentos de sabedoria. Um dia eu chego lá. Sou feliz mesmo é de não ser idiota! E você, tem coragem de se perguntar? Vale a pena fazer esse tipo de análise.  Da reflexão vem a mudança  a  o crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário