quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Filosofia chinesa 3: guerrear só quando inevitável

Sun Tsu ( Chun Tissu) era um filosófo  chinês e brilhante general e estrategista militar. Ele viveu há uns 2.500 anos e ganhava toda guerra  em que se envolvia, mesmo quando estava em desvantagem. Ele é estudado em todas as academias militares até hoje e cursos de administração, já que negócios são uma verdadeira guerra, entre  muitos outros.  Incrivelmente Sun Tsu não era briguento.


Sun Tsu

Ele achava que a guerra era o último recurso, devendo ser tentadas outras formas de resolver  o problema.  Ele afirmava que quem entra numa guerra, não pode achar que ela vai acabar logo, ou que vai acabar bem. Tem que estar disposto a tudo: a usar toda a força, bater, apanhar, correr riscos sem garantia de vitória. Além do mais, antes de declarar a guerra se perguntar se vale a pena ou não brigar por tal motivo, pois as consequências podem ser devastadoras. E o que tem Sun Tsu a ver com o nosso dia a dia ? Tudo!
          
Sua filosofia tem aplicação prática e imediata. Por exemplo, você está zangada com seu marido, pelas ideias de Sun Tsu, antes de "derrubar o barraco", você  deve pensar se vale a pena se desgastar por tal motivo, se não há uma saída pacífica; se você está disposta a aceitar  qualquer resultado, seja ele bom ou ruim; se não é melhor um "deixa para lá"; ou até um " eu não ouvi isso". Pergunte a si mesma se você tem força e coragem para lutar: não tem vergonha pior que topar briga e depois recuar, saindo humilhada, com o rabo entre as pernas... e ainda por cima pedindo desculpas. Depois que "a guerra"  começa mesmo não se sabe como ela vai terminar. E termina mesmo: amizades, casamentos, relações familiares.
        
Entretanto se for inevitável para você, vá com tudo! Mas esteja preparada para o que der e vier. Ou ganha , ou perde, sem choradeira.  Afinal uma pessoa que tem brio não se deixa massacrar e as pessoas tendem a não mexer com gente que sabe se defender. Eu mesma sou "pacifista"... mas se eu topar uma briga, coisa que eu evito, sai de baixo! No momento eu estou numa... não te conto! segredo meu!

2 comentários:

  1. Coisa rara ver uma mulher assim: com alma de guerreira. Sábios conselhos.Se todo mundo parasse pra refletir, planejar os próximos passos, tivesse cautela nas decisões, o mundo seria melhor. Infelizmente, atitude pensada e lucidez de raciocínio é coisa que poucos no mundo conseguem ter. Minha mulher adora seu blog e me pediu pra ver (depois que eu disse que blog de mulher só devia ser de bobagens.).Agora sei porque você faz tanto sucesso com ela e as amigas.Parabéns! Pelo jeito vou virar fã também.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Raquel Oliveira, tenho 48 anos, três filhos,um neto e muitas perguntas a serem respondidas.Mulher de verdade não é a Amélia, como diz aquela canção,e sim, a mulher que consegue transpor as barreiras do preconceito machista e da ignorância e se mantém antenada. Parabéns! Você é uma mulher de verdade.Sua família deve ter muito orgulho de você.Adorei seu blog e vou recomendar. Beijo grande e vá em frente porque você tem futuro.

    ResponderExcluir