quarta-feira, 18 de junho de 2014

O Nirvana para adolelescentes

Meu filho de 13 anos me perguntou sobre o grupo de rock Nirvana já que vivenciei seu auge e suicídio de Kurt Cobain, seu líder. Tive a oportunidade de dividir ele tudo que eu sabia a respeito do grupo e minha opinião sobre seu tipo de música e possíveis motivos da morte de Kurt.



O teor dessa conversa não vem ao caso... o que vou comentar é que expliquei pra ele de uma maneira simplista o que seria o Nirvana de fato, de onde a banda de rock havia tirado seu nome. "É mais ou menos assim meu filho, segundo o Budismo é a paz absoluta, a total tranquilidade. Por exemplo, se eu estivesse pelo menos a 5000 km. de distancia do Nirvana, eu passaria por todos esses problemas que estou passando sem chorar ou me descabelar, como acontece de vez em quando... aceitaria as coisas como são e pronto. Em paz." "Não ficou muito claro não mãe..." " vou tentar explicar melhor. Teve um monge budista que disse ao filho que ia se deitar para morrer e seu filho não levou a serio e quando foi olhar seu pai estava mortinho e tranquilo." "Mãe , eu não entendi muito bem não..." "outro exemplo, quando o Dalai Lama era um menino de uns 12 anos, chegaram pra ele e disseram que os chineses iriam invadir o Tibet, então o Dalai Lama disse que apareceria uma solução. Desesperado o homem adulto que deu a notícia perguntou o que aconteceria se não aparecesse uma solução. Tranquilamente o menino Dalai Lama respondeu: MORREREMOS TODOS. Ele disse isso com calma, como se morrer fosse simplesmente como ir à padaria. Nada demais."  Mãe então eles estavam drogados?! Tomaram algum remédio controlado?"  Não é nada disso meu filho! - tentei me expressar melhor - No Nirvana a tranquilidade não vem do uso de drogas nem do uso de medicamentos controlados e sim da meditação e de acalmar o espirito. Já viu o Dalai Lama como parece um anjo? você imagina o Dalai Lama usando drogas? "Acho que entendi...mãe, o contrário de Nirvana é raiva?" "Acho que não, meu filho. Para mim o contrário de Nirvana é loucura." Acho que ele entendeu muito bem para alguém tão jovem. Terminamos nossa conversa e fomos ver os Simpsons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário