quinta-feira, 15 de maio de 2014

Confúcio, vingança e as duas covas

O sábio chinês Confúcio que viveu há mais de 500 anos antes de Cristo, proferiu o seguinte pensamento, que passados mais de 2500 chegou até nós e é atual, como se tivesse tendo sido dito ontem. "Se você busca a vingança , cave duas covas."
Realmente , muitas vezes, mesmo sem merecer somos vítimas de pessoas que são más mesmo, ou não tem noção (as sem noção são as da categoria a que Jesus se referiu "Pai, perdoa-os. Eles não sabem o que fazem." Sejam maus ou sem noção essas pessoas nos prejudicam, ferem, arruinam e seguem suas vidas como se nada tivesse acontecido.



Felizes! Como alguém pode ser feliz depois de massacrar outro que não fez nada para merecer tal sofrimento? Isso causa revolta. Muitas almas superiores, deixam pra lá e seguem as palavras de Jesus: ou perdoam seguem em frente mantendo distância. É o mais sensato a se fazer. Outras se deixam consumir pela revolta e inevitavelmente pelo desejo de de vingança. Esse desejo é natural porém destrutivo. O vingador em sua sanha de "dar o troco" em que o prejudicou acaba perdendo seu precioso tempo que poderia ser usado de maneira mais produtiva ou , pior ainda, destrói a vida de seu ofensor e a própria vida junto! Quanta gente está na cadeia porque matou um desafeto? Quanta gente mata a pessoa que o prejudicou e morre também ? Quantas pessoas próximas sofrendo junto sem terem nada a ver com isso: filhos sem pai ou mãe, pais que perderam filhos.
Confúcio está certo: são duas covas... Jesus mais certo ainda; Perdoa. Dependendo da gravidade da ofensa, eu não consigo fazer tanto... talvez muita gente também não... mas que tal um meio termo? "deixar pra lá e seguir em frente." Toda ação tem uma reação. Isso é uma lei básica da Física. Mais dia menos dia, mesmo que você não mova um dedo, o que a pessoa fez acaba voltando pra ela! TEM MUITA GENTE APANHANDO DA VIDA E NÃO SABE POR QUE. Se puxar pela memória...eu mesma confesso que já amarguei posteriormente consequências dos meus atos. Agora estou esperta: não quero saber de planta nenhuma semente ruim. Uma semente sozinha vira uma árvore cheia de frutos amargos e milhares de sementes. ESTOU FORA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário