terça-feira, 4 de março de 2014

Imperdoável: falta de Ética em uma separação

Ética de uma maneira bem simplista é um código de conduta. Por exemplo existe a ética profissional, norteiam o comportamento próprio ou não para um profissional. Sou professora. Se um estudante me reporta uma conduta de algum professor que eu considere inapropriada ou ineficiente, eu nãon teço comentário com o estudante. Se necessário eu reporto ao diretor.



Ética médica, ética de advogados ética etc...o que eu quero dizer é que a Ética CABE EM TODOS AS RELAÇÕES HUMANAS. Vou focar sobre a ética em um SEPARAÇÃO DE CASAL. Como ela faz falta ! No Brasil ninguém é obrigado a permanecer casado. E nenhum casamento é imune e ruir.  Mesmo que um dos cônjuges faça de tudo para que seu casamento dê certo, tem que saber que não é proprietário do outro...que pode ter outros planos ...seguir outros caminhos. Separar-se da pessoa que gostamos dói demais, mas gostar é correr riscos.

Um marido ou esposa que não esteja satisfeito com sua vida de casado tem o direito de se separar e dar um outro rumo em sua vida. Ele vai machucar muito seu parceiro, caso ele ou ela o ame, entretanto é seu direito buscar o que ele supõe ser sua felicidade. O que é um sinal de falta de caráter é se separar sem Ética. Há pessoas COVARDES que não tem CORAGEM de chamar o parceiro para uma conversa e expor seu desejo de tomar outro rumo. Ao invés disso, começa a maltratar, ser grosseiro e até acusar o cônjuge de fazer coisas que lhe despertaram o desejo de separação. Jogam no parceiro a culpa por um desejo que é seu: "você fez isso, você  é aquilo"...haja absurdos. Isso é sujo. Quem age assim é desprezível.

Uma pessoa ética não precisa usar de sinceridade cruel, como dizer que a outra não lhe atrai sexualmente e que tem outro ou outra que o satisfaz....mas ela pode dizer que quer tomar um outro rumo, que é decisão dela... coisas assim. Por que trair e ainda culpar o outro? Tem gente que não nasceu para ser monogâmico, tem gente que gosta é de farra e variar, quem não pensa em ninguém além de si mesmo, que não lhe importa os sentimento do parceiro nem dos filhos. É justamente essa ESCÓRIA que tem o descaramento de até CALUNIAR o parceiro, acusa-lo de tudo que é ruim para que as outras pessoas até apoiem e mostrem solidariedade. Seus atos estão JUSTIFICADOS. Ele quer ser mocinho.

Eles querem aparecer bem diante da sociedade, que na certa os julgaria se soubessem a verdade, então decidem destruir a imagem do outro. Vergonhoso! Não seria mais bonito apenas dizer " são questões particulares....não quero comentar o assunto." VERGONHA NA CARA E ÉTICA são artigos de luxo! Ser atacado por inimigo não é nada. Não é traição, afinal é pra isso que os inimigos servem. Ser atingido por alguém que valorizamos, amamos é A VERDADEIRA TRAIÇÃO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário