domingo, 2 de fevereiro de 2014

Amor ,ódio, conversa de velho e Ciência moderna

 A sabedoria popular diz que o amor e o ódio são as duas faces de uma mesma moeda. Esse é uma citação bem antiga. Muita gente diz "conversa de velho". Quanto mais pesquiso, mais vejo que a Ciência moderna confirma que boa parte da "conversa de velho" tem na verdade um fundo científico  que simplesmente não tinha sido comprovado.


Estava vendo um experimento no Discovery Channel em que se usava um tomógrafo computadorizado. É possível rastrear no cérebro a localização onde várias emoções e outras funções são produzidas. Um experimento mostrava o cérebro funcionando em tempo real enquanto a pessoa era submetida a estímulos visando simular amor ou ódio. Como não é novidade "pros velhos" as áreas cerebrais que reagiam durante os estímulos de sentimentos tão opostos eram exatamente as mesmas. Isso no caso do tipo de " amor" que existe entre casais. Daí concluí o óbvio: que quanto mais se ama alguém, maior a capacidade de odiá-la diante de uma decepção.

Logicamente, isso não justifica nenhum  tipo de violência, porém explica como mecanismos evolucionários levam as pessoas a cometerem absurdos, justamente contra quem amavam. Aliás, há experimentos que demonstram que, pior ainda: o amor e o ódio podem existir ao mesmo tempo, direcionado à mesma pessoa. Uma mistura bem volátil.

Enfatizo que devemos monitorar nossos instintos biológicos PARA NÃO AGIRMOS COMO APENAS ANIMAIS IRRACIONAIS. Somos todos sujeitos a forças biológicas, como os outros animais, entretanto temos a obrigação de buscar o auto controle, pois somos RACIONAIS e na minha opinião, ESPIRITUAIS também. De nós se espera muito mais. NÃO NASCEMOS GENTE COMPLETAMENTE; NOS TORNAMOS SE ASSIM O ESCOLHERMOS. Nosso amor foi um cretino ou cretina ou pior? o invés de deixar o instinto agir ... melhor deixar ele ou ela ir...pra bem longe. DESPREZO PRA ELES. NEM NOSSO PENSAMENTO MERECEM. Não é preciso buscar vingança: o que fizeram volta pra eles cedo ou tarde, sem que se tenha que mexer um dedo. Física pura: pra toda ação existe uma reação. Deixe pra lá, que a Ciência acaba fazendo seu trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário