domingo, 8 de dezembro de 2013

Confissões do padre Marcelo

O padre Marcelo Rossi, ícone da igreja Católica no Brasil, deu uma entrevista no Programa Fantástico e corajosamente falou sobre problemas que anda enfrentando. O padre "confessou" enfrentar e já estar quase superando um distúrbio alimentar e "depressão". Ele afirma não ter feito  terapia o que deixou implícito que não consultou um bom psiquiatra.



Segundo ele, já está superando através de orações e naturalmente. Ele teve a humildade de dizer que agora sabe que DEPRESSÃO existe que antes ele achava  (como milhões de pessoas) que era  "frescura"; que realmente a pessoa sente um mal estar. Achei um grande exemplo da parte dele admitir que tinha uma opinião pronta sobre algo que não domina e que essa opinião mudou. Eu já tive depressão... sei na carne do que estou falando...depressão e outras doenças e transtornos mentais devem ser acompanhados pelos profissionais qualificados, que estudaram o assunto: psiquiatras e psicólogos. Acredito que o padre melhorou, mas uma ajuda profissional seria bem vinda....

Um transtorno mental não é visível, por isso muita gente não acredita em sua existência. a não ser quando sente na própria pele, ou em um parente muito próximo, NO PIOR CASO UM FILHO. Não vemos as bactérias, mas hoje sabemos  que  elas existem . Então aparecem mil especialistas, principalmente gente  com explicações religiosas. " Isso é falta de Deus". Lembro que ouvi isso da mãe de uma amiga minha quando eu estava doente. Elas duas são pessoas muito boas e religiosas. Esse comentário infeliz é só um exemplo de ignorância. As pessoas deveriam saber que não sabem tudo.

Tempos depois a filha dela é que adoeceu. Aí o enfoque foi outro. Sendo a filha dela não era "falta de Deus". Quando viram a coisa ficar feia, continuaram suas orações fervorosas, mas procuram um bom psiquiatra que resolveu o problema. Depois disso conversamos muito sobre o assunto. A visão delas mudou que foi uma beleza! Não fiquei magoada: era desconhecimento. Moral da estória: é muita arrogância achar que sabemos de tudo e sair opinando, inclusive ferindo pessoas.  FÉ E TRATAMENTO MÉDICO não só podem, como devem andar juntos em qualquer tipo de problema de saúde, seja uma perna quebrada, pedra nos rins ou algum invisível porém existente TRANSTORNO MENTAL, sendo ele mais severo ou de tratamento mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário