quinta-feira, 14 de novembro de 2013

LINCOLN E SUA CORRUPÇÃO BOA

A palavra corrupção em sua origem quer dizer  apodrecer. Evidentemente não é uma coisa boa.  Eu nunca tinha ouvido falar em corrupção boa, nem pensei que isso fosse possível.  Assistindo ao filme Lincoln, , com Daniel Day Lewis como ator principal, cheguei a conclusão que até isso é possível e até já aconteceu: A CORRUPÇÃO BOA. Nunca me imaginei dizendo um absurdo desses.               
                                                                                                                                                             Falando de uma maneira bem simples, corrupção é quando os governantes ou funcionários do Estado roubam o dinheiro público,  recebem vantagens, favores ou dinheiro, e em troca, favorecem alguma pessoa ou empresa, que  não deixa barato. Assim, nosso dinheiro some. O Brasil é um país muito rico, porém cheio de problemas justamente por causa desse CÂNCER. 



Bem, voltemos a improvável história da corrupção  boa.  Lincon tinha por objetivo acabar com a escravidão nos Estados Unidos,  onde era presidente e tentou de tudo. Até desencadeou uma sangrenta guerra civil.  Não tinha votos suficientes no parlamento, nem no seu próprio partido que era o REPUBLICANO, para passar uma lei abolindo a escravidão. Tentou mil acordos e nada. Era uma tarefa impossível. Era só dor de cabeça, mas ele não desistia.

Então, já envelhecido, cansado e no fim de suas forças resolveu apelar: fez acordos com inimigos políticos, ofereceu favores,  vantagens, fez promessas,  manipulou informações, ameaçou com jeitinho que se lei não passasse haveria consequências negativas para certas pessoas...resumindo: ele CORROMPEU políticos e a lei passou por pouco.

Não estou criticando suas ações. Apenas estou espantada comigo mesma: NUNCA PENSEI QUE IRIA APROVAR UM CASO DE CORRUPÇÃO. Agora penso que uma coisa só é impossível até o dia em que acontece. Falando nisso, desaprovo qualquer outro caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário