quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PROFESSORES 2: O RETORNO


Ontem fiz uma postagem um tanto ácida sobre o dia dos professores; posso fazer, pois sou professora . Hoje eu nem ia falar sobre isso, seria humor, mas não dá. Tenho que mexer nesse vespeiro novamente: sou obrigada. Inclusive no Rio de Janeiro os professores estão em confronto com o governo local, buscando um plano descente de cargos e salários que melhore a qualidade de vida deles próprios e de suas famílias. Imagino que não estou sozinha na crença de que esperar recompensas apenas celestiais é para os santos.  Evito polêmicas desnecessárias, só escrevi aquele desabafo ontem porque me senti na obrigação. Achei que talvez alguns de meus colegas se sentissem como eu. A opinião deles, seja positiva ou negativa  sobre o meu artigo, vale mais para mim, pois exercem a profissão e sentem na pele tudo o que ela trás de mel e de fel. Já a opinião de quem é alheio ao sistema não me é tão relevante, principalmente se não tem argumentação satisfatória, apenas retórica. Minha postagem agradou  uns e desagradou outros... é normal que haja divergência de pensamento. Inclusive uma das críticas mais duras  e passando lição de moral que recebi veio alguém que desistiu da profissão... quem faz o tipo de trabalho que eu faço está sujeito a elogios e críticas, faz parte do jogo, aceito as regras.

Foto: Luiz Roberto Lima / Jornal do Brasil


Infelizmente, é preciso quebrar ovos para fazer omelete; passando álcool 70 no ferimento, ele se desinfecciona, não adianta por um paninho quente e cobrir; aí é que apodrece mesmo! É preciso limpar a ferida para que ela se cure.  Não adianta enfiar a cabeça na areia igual a um avestruz e fingir que  problemas não existem. Toda solução começa pela insatisfação. É a insatisfação que obriga as pessoas a saírem de sua zona de conforto e lutarem para mudar. Seria hipócrita da minha parte fazer comentários valorosos, vendo o que vejo, só para fazer bonito na Internet! Quem dera nossa ferida fosse só a educação! É saúde, justiça, transporte, segurança, igualdade social e muito mais!  Meu blog é basicamente bem humorado, entretanto há assuntos que não admitem essa abordagem. Colegas professores, VIVA NÓS, APESAR DE TUDO!   Nossa  grande maioria faz o melhor que pode e merece reconhecimento, respeito e BONS SALÁRIOS! Não tem no globo terrestre nenhum país que tem boa qualidade de vida e que não valoriza seus professores. No Japão os professores são as únicas pessoas que não tem que se curvar diante do IMPERADOR !  Qual país tem melhor qualidade de vida, Brasil ou Japão? Pergunta difícil! K,k,k,k,k,!

Nenhum comentário:

Postar um comentário