segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O PLANO NÃO É DE DOENÇA !

Conheço uma senhora muito organizada e prevenida. Ela sempre soube como  é o sistema de saúde pública aqui no Brasil e desde jovem pagou um caro  plano privado achando que assim estaria protegida. Ingênua!

Hoje ela é uma senhora na faixa dos 60 e poucos anos, aposentada e complementa sua renda fazendo consertos em costura. Ela paga o plano de saúde com muito sacrifício e na hora de conseguir uma consulta...pagar é fácil... agora ser atendido é difícil!



Cheguei à oficina de costura, justamente quando ela estava ao telefone tentando conseguir uma consulta com um especialista. Estava chateada, pois não marcavam a consulta de jeito nenhum."Só temos vaga para daqui a 2 meses".Ficou indignada;  ligou para vários hospitais conveniados e era de 2 meses para pior. E ela passando mal. Interrompeu os telefonemas para me atender. Eu que sei "um pouco" de como funcionam planos de saúde, falei para ela: "liga e quando eles perguntarem qual é o convênio  diz que vai pagar à vista que a senhora consegue rápido, talvez ate amanhã, 5 dias no máximo. Ela respondeu: "Eu não! Eu pago esse plano de saúde caríssimo há muito tempo e vou ter que pagar consulta? Eu nem tenho dinheiro para isso!" Aí eu expliquei: " não se ofenda comigo, mas o negócio é o seguinte: a senhora pagou por anos e deixou eles mais ricos. Só que toda pessoa mais velha vai adoecendo... eles sabem disso. Não esperavam que a senhora vivesse tanto para usar o plano para valer!. A senhora é um problema para eles porque tem a audácia de estar viva! A sua obrigação era  só pagar e morrer no máximo com 50 e poucos anos para não dar prejuízo. Na cabeça desses empresários , o plano é de saúde financeira... e deles, o plano não é de doença! Eles querem é tratar uma dorzinha garganta, só para disfarçar e mostrar serviço. Agora quem for inconveniente de ficar idoso e precisar de mais cuidados ou mesmo jovem, inventar de arrumar doença de verdade que vá para um HOSPITAL PÚBLICO! Por  que eles podem fazer isso? Simples nosso governo não nos proporciona um sistema de saúde decente, acho que de propósito, assim a iniciativa privada fica fortalecida e pode fazer o que bem quiser. No  Canadá, por exemplo, se paga muito imposto, mas lá tem hospital, escola, transporte saúde e etc de verdade. Tudo o que não temos.

Pagamos impostos absurdos, que só não são crime porque por serem obra do poder público.  Pergunto: os serviços que recebemos em troca pelos impostos que pagamos  são compatíveis?  Eu digo abertamente que estamos sendo lesados, já que damos muito para receber  pouco! E você, leitor, o que acha? Não se sente roubado também?!

                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário