segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Maquiavel, o filósofo barra pesada


Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um filósofo que não era “flor  que se cheire." Ele escreveu um manual que ensinava os príncipes a manterem o poder a qualquer custo, mesmo usando métodos desonestos ou cruéis .Mesmo assim, algumas de suas ideias são boas e úteis, podemos desconsiderar as malignas.
Maquiavel


Uso a filosofia de Maquiavel em tudo, até na criação dos meus filhos. Não sou rainha nem princesa, mas na minha casa tenho que manter o poder senão vira bagunça: os filhos botam para quebrar, quando a mãe ou o pai são fracos. Diz Maquiavel :“ O príncipe deve saber mostrar carinho extremo ou força extrema.” Traduzindo: meus filhos sabem que mamãe pode ser um anjo: levando para passear, dando carinho e presentes... mas que não é uma boa ideia provocá-la, ou lhe trazer desgostos: não sai barato de jeito nenhum: ela não deixa por isso mesmo: haverá sempre punição ou recompensa.
Esse mesmo raciocínio pode ser usado com amigos, maridos, colegas, chefes, empregados e etc... Funciona. Eu garanto. Todos os homens de poder seguem os conselhos de Maquiavel...só que não contam para ninguém. Conhecimento é poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário