sábado, 7 de dezembro de 2013

Platão e sua caverna

Platão, seguidor do filósofo Sócrates, escreveu uma alegoria (estória que visa ensinar) chamada "Alegoria da Caverna". Imagine um grupo de pessoas que nasceram e cresceram em uma caverna, acorrentados de costa para a parede. A caverna tem um muro e uma fogueira na entrada. Pessoas ficam fazendo sombras.



Os coitados lá dentro veem a sombra das pessoas e pensam que o mundo é só aquilo: as sombras e eles são apenas a vozes das sombras. Eles nem existem direito. Tem que se aceitar, se ajustar e se conformar. Imagine que um dos acorrentados PENSE e decida sair em busca de uma realidade diferente e melhor, que ele nem sabe se existe.

Chegando lá fora, ele vê a farsa armada e que há um mundo e que todos só precisam quebrar as correntes e sair para a vida. Ao voltar com tais revelações provavelmente o "LOUCO" será desacreditado ou até morto: os outros acostumados ao seu mundo como é; se sentiriam ameaçados  pela simples ideia de que tudo que eles sempre viveram, mesmo sendo ruim não passava de ilusão e que há outras alternativas. Poucos querem sair de sua zona de conforto ou  de desconforto. INOVAR CUSTA CARO  AOS INOVADORES, mas graças a eles a humanidade progride. Sem sua contribuição, ainda seríamos homens das cavernas ou até ainda estaríamos vivendo em árvores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário