segunda-feira, 17 de março de 2014

Ignorância simplificada

Eu ouvi essa frase esses dias em um filme. Mesmo que o filme fosse chato, o que não foi o caso, só essa frase de cunho filosófico já compensou assistir -lo. Um senhor bem humilde falou a uma pessoa mais instruída que não entendia de um determinado assunto relacionado a um problema familiar que estava enfrentando POIS ERA IGNORANTE.

O outro, que tinha qualificação, ao invés de se manter orgulhoso e subir em um pedestal como muitas pessoas qualificadas fazem disse ao senhor: "ignorância não é não saber as coisas e sim se recusar a aprender."



Bem profundo. Quantas certeza idiotas temos e nos recusamos a ao menos analisar uma ideia nova , e muitas vezes oposta a tudo que pensávamos. Muita gente prefere ficar na sua zona de conforto, ter que mudar uma idéia , mesmo ela estando equivocada assusta.

Há 500 anos, a Terra era o centro do universo e o sol e os outros planetas giravam em torno dela. Assim afirmavam os mais renomados cientistas. Há uns 180 mais ou menos se ignorava a existência das bactérias e vírus: todas as doenças eram castigos, ou obra de algum espírito maligno. Não há espaço na Internet pra escrever tantos enganos que eram a verdade absoluta.

A CERTEZA DE HOJE PODE SER EXEMPLO DA IGNORÂNCIA DO PASSADO. É IMPORTANTE TER CRENÇAS E CONCEITOS, MAS É IMPORTANTE ESTAR ABERTO PARA OUVIR E ANALISAR NOVAS IDÉIAS, MESMO QUE ELAS VÃO CONTRA TUDO EM QUE ACREDITAMOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário