quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

ACONTECIMENTOS NA SALA DE ESPERA DO PSIQUIATRA

Você já esteve na sala de espera de um consultório de Psicologia ou, ou ainda Psiquiatria? A maioria das pessoas tem muita vergonha de serem vistos ao menos perto de um consultório desses. Há muito preconceito em relação a essa especialidade médica. Pura ignorância. Pois é, estavam um homem e uma mulher na sala de espera de um  consultório desses , que tinha as duas especialidades juntas. Uma verdadeira bomba de constrangimento para os mais reservados.



O homem encolhido na cadeira, lendo uma revista , tentando não ser visto, visivelmente desconfortável. A mulher já era mais extrovertida e nem ligava para o fato de ser vista no consultório. Ela puxou conversa; " Resolvendo problemas, né? todo mundo tem..." O homem não foi grosseiro e disse: " Falar sobre essas coisas é muito difícil." A mulher declarou : " Pra mim não. Talvez porque eu sou mulher e o senhor é homem. Acho que mulher fala mais facilmente sobre seus sentimentos. Já homem é mais fechado. Eu então...FALO MESMO. Quando eu chego no psiquiatra ou psicólogo, digo o que tem que ser dito e pronto. Sem vergonha nenhuma. Esses tipos de problema já são difíceis de diagnosticar...aí o paciente que está pensando em se matar o tempo todo ameniza, não responde a verdade e por isso, o médico não consegue ajudar. Conheço muita gente que não resolveu o problema por causa disso. Depois quando falou abertamente resolveu. Passou uma vida sofrendo pra nada.

A mulher ainda disse que não estava tentando descobrir qual era o problema dele. Mas não é que ele tomou coragem e falou até demais? " Sabe, há 5 anos eu traí minha mulher. Isso foi gerando uma confusão tão grande que ela não confiava mais em mim. Nossa vida virou um inferno. Ela veio fazer tratamento, estamos separados e agora eu também estou fazendo terapia." E contou mais uma  montanha de confusões.

A mulher não esperava nada disso. Inclusive sobre seu problema não falou foi nada. A psicóloga sim...coitada...ouviu até fica cansada. Se limitou a consolar o homem e dizer que quando problemas são  encarados se resolvem, de um jeito ou de outro.  Problema guardado cresce como dívida de cartão de crédito. Falar sobre o problema é mexer na ferida: dói, mas é o começo da solução.

Pensou consigo mesma: " talvez esse homem tenha  tido só uma amante há 5 anos. Talvez seja algo maior. Não importa. Se eu tivesse sido traída só uma vez há 5 anos eu não tava com problema nenhum. Quem me dera! Foi há tanto tempo, que nem Dilma era a Presidente. Pra quê ficar remoendo uma coisa passada. SE EU GANHASSE UM REAL PRA CADA VEZ QUE MEU MARIDO PISOU NA BOLA EU NEM PRECISAVA TRABALHAR MAIS. Se ele mudasse seu comportamento destrutivo hoje pra valer, a gente punha uma pedra em cima e pronto. Nem nesse consultório eu tava.  Ia ser feliz sem perder mais nem um segundo QUE A VIDA É CURTA PRA FICAR REMOENDO AMARGURA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário