segunda-feira, 4 de novembro de 2013

EU QUERO QUE POBRE SE ACABE!

Estava dando uma conferida no programa Fantástico da rede Globo, que anunciava o volta do programa humorístico estilo teatral Sai de Baixo. Foi um sucesso que começou em 1994 e durou muitas temporadas. Eu ri muito assistindo ao programa. Estavam enfatizando as "pérolas " do Caco Antibes, personagem do Miguel Falabela.




Vou citar uma fala " eu odeio pobre ", aí exemplificou com práticas que revelam baixo nível de educação. Digo educação no sentido mais amplo, não restrita a conhecimentos acadêmicos, recebidos em escolas. Estou me referindo a boas maneiras, polidez, urbanidade etc.  Para ser sincera, também não vejo com bons olhos tais comportamentos que Caco citou como sendo exclusividade de pobres.
                                                                                                                               
De fato  abomino comportamentos que considero inapropriados. E olha que eu já fui pobre com P maiúsculo. Por exemplo: aquele churrasco de domingo, família reunida aí vem um e passa fio dental na sala, na frente de todos. Que nojo! Perco o apetite.  Ninguém é tão íntimo assim! Caco diria que isso é coisa de pobre e etc. Eu digo que pobreza e falta de educação são coisas diferentes. O "Caco " simplifica demais : pra ele , as duas coisas são uma. Eu já vi gente de boa condição social e que estudou ser muito grosseira; ou pobres que sabem o que é compostura. TEM GENTE BEM EDUCADA E MAL EDUCADA EM TODOS OS NÍVEIS SOCIAIS. Não vamos confundir educação com instrução.

A propósito, eu também DETESTO POBRE ! Eu quero que pobre se acabe ! Espera aí! Deixe-me explicar direito.  EU QUERO VER TODOS PROSPERANDO NA VIDA, Não havendo pobreza, os pobres se acabam. NOSSO PAÍS É RICO : não há motivos para que a prosperidade seja PRIVILÉGIO DE POUCOS. Que uma fatia descente dessa riqueza, proporcione o bom da vida e não apenas sobrevivência ,  para cada um dos  filhos dessa nação: não queremos apenas SOBREVIVER  queremos VIVER com plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário