segunda-feira, 21 de outubro de 2013

TERCERIZE SEUS PROBLEMAS: ENTREGUE A DEUS!


O desejo é  a maior fonte do sofrimento humano.”  Essa é uma frase muito citada pelo Dalai Lama, líder do Budismo tibetano .O blog não é religioso. Não é objetivo converter ninguém para nenhuma  religião nem discutir a fé de ninguém. O que importa são as ideias: pode ser de católico, evangélico, muçulmano  ateu e etc... o que interessa é a sabedoria que cada religião  ou filósofo pode trazer.     
                                                                            
Vamos, dessa vez,  trazer as palavras de sabedoria  do Dalai Lama para  o nosso dia a dia, através de exemplos de situações que qualquer um de nós pode vivenciar . E melhor ainda, podemos aplicar esses ensinamentos na melhoria da nossa qualidade de vida. Exemplificando:perdemos um emprego e o nosso desejo era não ter perdido; amamos alguém e essa pessoa nos abandona e ficamos na pior, uma mulher teve um problema na gestação e perdeu o bebê... e etc...e mil outras dores. O desejo que as coisa sejam do jeito que queremos e não como são, nos esmaga.  Isso nos faz sofrer. Eu sei do que estou falando... tem coisas que não estão em nossas mãos . Só vejo uma solução nesse caso: o jeito é terceirizar: entregar o problema para Deus;  isso na ajuda na aceitação de algo que não é solucionável por nós,  deixando para o Poder Maior a decisão sobre o que deve acontecer . 



Desejamos muitas vezes coisas que são ruins para nós,  pensando que são boas.  Assim como uma criança  pede uma faca ao pai, pois como não tem noção,  acha que é um  brinquedo. Só  que não é brinquedo: é um perigo. O pai , sendo mais experiente,  sabe que a criança vai é se cortar.  Não dá a faca de jeito nenhum. Não adianta a criança pedir ou chorar . A resposta é não. Ele tem um brinquedo   bem melhor; apropriado guardado para o filho e vai dar esse presente na hora certa.   Quando a criança vê o brinquedo novo, que estava reservado para ela, a alegria espanta a tristeza  e a ela  ri , esquecendo que chorou.
                   
Somos só crianças usando fraudas perto de Deus. Falar é fácil, né? Talvez não para o Dalai Lama: ele não esquenta muito a cabeça... já eu estou muito abaixo desse nível. Geralmente quem escreve autoajuda é quem mais precisa de conforto, está tentando resolver suas próprias dificuldades.  Ajudando os outros, acabamos  resolvendo  nossos próprios conflitos: vem uma consciência maior de que o sofrimento não é exclusividade nossa. Muitas pessoas sofrem e nosso sofrimento é, às vezes, pequeno em relação ao deles. Isso nos faz sentir tão pequenos.  À propósito, vou fazer minhas orações, ou rezas como preferirem, para me  consolar e fortalecer. Aconselho que façam o mesmo!   Se você é ateu, não tem problema: vá refletir. Cada um na sua e todo mundo feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário