domingo, 20 de outubro de 2013

FILOSOFIA CHINESA 5: DEFESA

Vamos lá novamente falar um pouco sobre Sun Tzu ( Chum Tissu), o gênio militar chinês que viveu ,mais ou menos há 500 anos antes de Cristo, que não era fã  de guerra, mas  sendo necessário, sabia e mostrava força, pondo qualquer inimigo pra correr. Ele era um sábio, mas não era nenhum santo: seu pensamento era focado na auto preservação: não se deixar destruir. Pra mim, ele  está  muito é certo até hoje!

Vejamos esse pensamento desse mestre. " Na guerra, não é doutrina crer que o inimigo não venha, mas sim, estar pronto para recebê-lo: não se convencer que o inimigo não atacará, mas sim, tornar-se invencível a si próprio." Agora vamos trazer essa filosofia e usá-la no mundo de hoje e na nossa vida prática. Não se Lê  Sun Tsu  com o objetivo de puxar briga ou prejudicar pessoas. Ele não era a favor disso!



Entretanto esse mundo não é o paraíso e há pessoas que querem nos prejudicar, portanto são inimigas. Não adianta florear, quem quer estragar nossa vida, tomar o que é nosso é inimigo. Isso não significa que precisamos caçar briga, fazer cara feia e viver em pé de guerra. Esse inimigo pode ou não nos atacar, mas temos que contar com a possibilidade de um ataque. Devemos estar sempre preparados e fortalecidos. Mesmo quietos e pacifistas no nosso canto, algum inimigo pode vir e, se  vier, quem não quiser ser massacrado, tem que  estar pronto para botá-los para correr, com  um quente e dois fervendo ! E você aí, está disposto a ser carneirinho para lobos, ou concorda que é essencial para a sobrevivência saber se proteger e aos seus ?



Nenhum comentário:

Postar um comentário